terça-feira, 30 de dezembro de 2008

um novo hábito

um novo hábito? ritual? novo do novo? não. Um novo que remete a algo que já existe, espalhado na gente de alguma forma, mas só agora ganha sentido, se mostra sentindo. Dois dias para o ano de 2008 acabar. Duas noites para o ano novo raiar. reviro gavetas. jogo fora papéis, mas antes leio cada linha, cada carta antiga, fotos. Tomo nas mãos os presentes do último aniversário. cachecol laranja feito a mão. Preciosidade.Escrevo uma carta para mim mesma e que abro só no final do ano para ver o que aconteceu. Mudanças, desejos, alegrias, fragilidadessss.Realizações.
Dois dias antes do ano acabar. Como nos últimos anos, cumpro entre tantos esses, mais um ritual. Introduzo na minha rotineira vida, um novo habito. Um hábito que tem a pretensão de ser experimentado durante todo o ano que se aponta. Hábito como algo que descristalize a ação já sabida, a estrada automática., olhar viciado. Um outro hábito que reivente a minha história.
"navegar é preciso senão a rotina te cansa". (RAPPA)
Já teve de tudo, coisas simples, outras complexas. Um ano parei de comer carne, até hoje não como. No outro comprei saias coloridas para quando eu transitasse, elas colorissem a paisagem. no outro comecei a subir as escadas de prédios. Nada de elevadores.No outro voltei a usar o correio convencional e escrevi cartas mensais, saborendo a saudade, aproximando distâncias de minhas sobrinhas, com palavrinhas a caneta.
Uma bicicleta. Ontem desci pelo elevador esprimida, com a bicicleta. 2009. um novo modo de andar. Trilhar com vento na cara,
Numa andada só. todas as bicicletas experimentadas retornaram e parecia que nunca eu havia me distanciado do costumeiro navegar em rodas.
Hábito!!!! não sei como isso vai se ajustar com as saias coloridas que uso e que um dia foram introduzidas como ritual. Botinas. botas. Bicicleta combina com vestido? combina com os livros pesados que carregamos? com a tralha de sempre jogada no banco de trás do carro?
Sei lá só 2009 mostra o que fica, o que vai, o que se transforma.
feliz ano novooooo!!!!!novos testes de vida para todos. Outros padrões!!!!
Gladis Tridapalli

Sem comentários:

Enviar um comentário